Oficinas Festival Vivo arte.mov – BH 2012

OFICINA URBANREMIX

Dias: 26 de Abril, quinta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Mídia – Conservatório da UFMG
Capacidade: 10 pessoas
Pré-requisito: saber inglês – oficina ministrada em inglês

UrbanRemix é um projeto colaborativo e locativo de som criado pelos professores Jason Freeman, DiSalvo Carl, e Michael Nitsche. O projeto convida os participantes a explorar e expressar a identidade acústica de seu entorno, descobrindo, gravação e remixando sons. Utilizando aplicativos de software para celulares, os participantes irão capturar os sons do ambiente, fazendo com que esses tornem-se base para remixes musicais. Através do projeto, espaços aparentemente familiares são reformulados e é criada uma nova experiência com paisagens sonoras únicas.

Em uma colaboração com o Festival Vivo arte.mov, o Urban Remix convida os participantes da oficina a capturar e contribuir sons de bairros locais, usando os aplicativos gratuitos para iPhone UrbanRemix / iOS e Android. Usando o site UrbanRemix, qualquer um, em qualquer lugar pode explorar os sons, contribuírem on-line, visualizá-los em um mapa virtual de Belo Horizonte, e misturar e compartilhar seus próprios sons.

UrbanRemix é gratuito. Para baixar o iOS ou Android, procure por “UrbanRemix” na iTunes App Store ou Android Market. Para obter mais informações sobre UrbanRemix visite : http://urbanremix.gatech.edu/

OFICINA ARTVERTISER

Dia: 25 e 27 de Abril, quarta e sexta-feira
Horário: 10h às 16h
Local: Laboratório de Mídia – Conservatório da UFMG
Capacidade: 10 pessoas
Pré-requisito: saber inglês – oficina ministrada em inglês

O Artvertiser imagina um futuro próximo onde a publicidade no espaço público pode ser substituída por arte. É um projeto urbano de realidade aumentada, que consiste em dispositivos binoculares portáteis especialmente criados através de um software para o projeto. O Artvertiser destaca a unilateralidade de leitura de imagens dos espaços públicos para ser lida de uma forma diferente e criticamente envolvente. Durante o workshop, os participantes irão criar obras visuais para substituir anúncios urbanos em Belo Horizonte em tempo real utilizando técnicas de visão por computador desenvolvido por Julian Oliver, Stewart e Damian Castro Arturo.

Em uma colaboração com o Festival Vivo arte.mov, o Artvertiser irá ministrar um workshop destinado a artistas e estudantes que têm interesse em Realidade Aumentada, “adbusting” e “culture jamming” (subversão publicitária e remix cultural). O tema principal do workshop é desenvolver e implantar comentários gráficos críticos sobre o impacto da publicidade sobre a cultura visual das nossas cidades.

O trabalho feito durante o workshop será apresentado em um passeio público nas ruas de Belo Horizonte, utilizando as “Unidades Artvertiser de intercepção Billboard”, – binóculos digitais especialmente criados e que transformam anúncios em arte.

Artvertiser é um projeto de Julian Oliver, Stewart e DamianCastro Arturo. Desde a sua primeira apresentação no festival de Berlim 2010 Transmediale, Artvertiser tem sido apresentado em Bruxelas, Roterdã, Madri e Helsinki.