Livros-jogos O Velho Chico

Livros-jogos O Velho Chico

As aplicações “O Velho Chico: na levada da serra”, “O Velho Chico: nas malhas do sertão” e “O Velho Chico: na pancada do mar” apresentam o conceito de livro-jogo (gamebook) interativo.

Permeados de poesia e visualidade deslumbrantes, características do artista visual Demóstenes Vargas (laureado com o prêmio Jabuti de ilustração infanto-juvenil), os três livros-jogos que compõe a trilogia “O Velho Chico” contam também com poema de Raimundo de Carvalho e trilha sonora de Marku Ribas e Matheus Braga.

livro1

livro2

livro3

Em sua essência, a trilogia é uma grande panorâmica que percorre a trajetória do rio São Francisco, pontuado em suas passagens mais significativas. No primeiro livro-jogo, “O Velho Chico: na levada da serra”,  abrange-se a nascente do rio e seu percurso através do Estado de Minas Gerais. No segundo, “O Velho Chico: nas malhas do sertão”, é abordado o percurso do rio que transita entre a caatinga mineira e o sertão da Bahia. Finalmente, na última parte da trilogia, “O Velho Chico: na pancada do mar” abrange o percurso final do rio São Francisco até sua foz, que deságua no Oceano Atlântico, em Alagoas.

Utilizando os recursos técnicos dos dispositivos móveis, a trilogia de livros-jogos “O Velho Chico” é rica em elementos animados, músicas e sons temáticos, apresentando diversas formas de interação e experimentando com as técnicas narrativas para as novas mídias. Assim, pode ser vista como uma aplicação artística plena, devido à convergência de diversas formas de expressão, como ilustração, animação, música e games.

Todos os livros-jogos são bilíngues (português/inglês) e apresentam melhor experiência visual em tablets (Android), funcionando, contudo, em smartphones (Android), sendo indicada para todos os públicos e idades.

Veja um pouco do processo criativo no vídeo abaixo:

 

Disponíveis gratuitamente no formato .apk abaixo:

Uma parceria entre INCT-Aqua, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, HidroEX-UNESCO, Universidade Federal de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais e Governo Federal.