Alinhavo Obra para o Arte Computacional EmMeio#8.0

Alinhavo Obra para o Arte Computacional EmMeio#8.0

Para a exposição Arte Computacional EmMeio#8.0 que acompanha o evento #15 Arte e Tecnologia no Museu Nacional de República de 3 a 30 de Outubro em Brasília o grupo 1maginari0 leva a peça Alinhavo, que consiste em duas peças de arte computacional em comunicação entre si.

Baseado em questões de intimidade compartilhada a artista Thatiane Mendes e o artista Francisco Marinho desenvolveram um trabalho de dispositivo vestível com sensores de toque sobre pontos do corpo feminino. Este teve como inspiração a campanha #meuAmigoSecreto, realizada em redes sociais, contra o machismo vivenciado por mulheres no seu dia-a-dia. Neste caso, parte da ideia de uma intimidade que pode ser tomada pelo toque, para experimentar e imprimir graus de afetividade distintos. A partir disto, surgem algumas questões: até que ponto queremos que nossa intimidade seja revelada? Como ela pode ser revelada? E o quanto estimamos o toque no nosso dia a dia?

A partir desse conceito, o artista Fabrício Fernandino a artista Marília Bergamo, desenvolveram um trabalho responsivo ao toque do vestido. Um quadro como uma moldura de aquarela que apresenta uma linha que reage mecanicamente ao toque do dispositivo vestível. O trabalho discute também a delicadeza das peças, delicadeza associada a feminilidade e a ideia de um interator alinhavando conceitos a partir da fruição e da interação com a peça.

IMG_5829

Alinhavo na exposição #EmMeio8.0da 20161003_164630

Montagem da obra,  da esquerda para direita Marília Bergamo e Thatiane Mendes

20161003_165216

Montagem  da obra, Thatiane Mendes

8E5A4864

Interação – Obra Alinhavo

8E5A4867

Interação – Obra Alinhavo