Alinhavo

Alinhavo

A obra Alinhavo é na verdade um trabalho que resulta de dois trabalhos elaborados separadamente. A partir do trabalho da Artista Digital Thatiane Mendes, em diálogo com Chico Marinho, foi criado um colete com inputs eletrônicos para discutir a campanha  #meuAmigoSecreto, realizada em redes sociais, contra o machismo vivenciado por mulheres no seu dia-a-dia. Neste caso, parte da ideia de uma intimidade que pode ser tomada pelo toque, para experimentar e imprimir graus de afetividade distintos. A partir disto, surgem algumas questões: até que ponto queremos que nossa intimidade seja revelada? Como ela pode ser revelada? E o quanto estimamos o toque no nosso dia a dia?

8E5A4866

Trabalho produzido pela artista Thatiane Mendes.

O trabalho serviu de inspiração para a artista Marília Bergamo para construir a segunda peça. Uma moldura que se constitui de motores acoplados de ímãs que são acionados a partir do toque sobre o colete.

Esses ímãs movimentam uma linha que se coloca acima de uma superfície de acrílico que contem uma correntinha de metal. A corrente é uma metáfora da tênue sensibilidade que existe entre a intimidade do toque sobre o corpo da mulher,  algo que as vezes é desejado, mas também as vezes invasivo e indesejado. Somente a delicadeza dos movimentos podem ser observados, o ínfimo dos movimentos possíveis.

Veja a obra no link – Exposição #EmMeio8.0