QNSNS2 (2011)

foto_01_web-650x372

Dia 03/09 o artista Chico de Paula apresentou a performance QNSNS2 no FAD2011 com o artista convidado Fabiano Fonseca. Durante a performance ele interagiu com um código criado pelo grupo 1maginari0: Um sistema de vida artificial que simula um formigueiro.

O projeto é uma continuidade de um trabalho sobre emergência que o artista vem desenvolvendo a algum tempo. A ideia era criar um código não apenas reativo ao performer, mas um capaz de se movimentar por forças internas ao próprio sistema de vida artificial, criando a necessidade de aprender o comportamento do grupo para criar a imagem em movimento.

O sistema é um comportamento de bando e foi definido com as seguintes regras:

1. Cada formiga poderia viver apenas um minuto;

2. Durante a interação o performer adicionava energia ao sistema, necessária para o nascimento de novas formigas e reprodução do bando.

3. A reprodução do sistema nem sempre é possível, existem uma série de variáveis necessárias: energia suficiente e maturidade do formigueiro (ele deve possuir no mínimo 8 minutos de vida);

4. Além disso o computador seleciona aleatoriamente um predador (um tatu) capaz de consumir energia do sistema e se alimentar de formigas. Para aparecimento do predator também é necessário um número mínimo de formigas vivas, no caso 50.

5. Após uma certa idade (15 minutos) o sistema envelhece e não é mais permitida a reprodução ou o nascimento de novas formigas.

6. O sistema renasce se existe interação novamente.

Assim, a movimentação do artista com o sistema não somente modifica a movimentação do desenho na tela, mas mantem o sistema vivo.

Para que os movimentos do performer fossem mais livres foi usada detecção de infravermelho como fonte de interação entre o computador e máquina (protocolo TUIO)

Programação Marília Bergamo